Offline
TUK-TUKS LEVARÃO MEDICAMENTOS ÀS CASA DE IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS:
DIREITOS DO IDOSO:
Publicado em 02/04/2024

PREFEITURA QUINTUPLICA NÚMERO DE TUK-TUKS, E IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS

RECEBERÃO MEDICAMENTOS EM CASA:

A frota agora conta com 31 triciclos elétricos, entregando remédios em casa para idosos, pacientes com fratura medular e pacientes atendidos pelo programa Melhor em Casa.

 

A Prefeitura entregou, na Quarta-feira (27/03/2024), 25 novos Tuk-tuks dos Remédios, triciclos elétricos que realizam entregas de medicamentos e insumos a domicílio. Além disso, o serviço, inicialmente voltado para pacientes com lesão medular, agora se estende aos idosos a partir de 80 anos de idade e aos fortalezenses atendidos pelo programa Melhor em Casa.

Com as novas unidades, o programa passa a contar com 31 tuk-tuks, com capacidade de fazer 12 mil entregas por mês. “Pela primeira vez na história de Fortaleza, estamos tendo entrega de medicamentos em casa. Já tínhamos seis veículos em funcionamento, e, agora, serão 31. Lembrando que é preciso fazer o cadastro no aplicativo Mais Saúde Fortaleza para receber o medicamento em casa. É bem fácil, basta baixar o aplicativo, já tem o ícone dos tuk-tuks e, em cinco dias, você tem o retorno da medicação que vai chegar na sua casa”, informou Sarto.

Hoje, estamos entregando essas novas unidades para o povo de Fortaleza e ampliando o público-alvo de entrega de medicamentos. No primeiro momento, eram os pacientes com lesão raquimedular, que estão acamados e não podem se deslocar. Agora, ampliamos para idosos acima de 80 anos, que são mais de 12 mil em Fortaleza. Por fim, os pacientes do Melhor em Casa, que precisam de um acompanhamento de uma equipe de saúde completa. Serão entregues os medicamentos considerados de uso contínuo”, concluiu o prefeito.

Em Fortaleza, 564 pessoas são atendidas pelo programa Melhor em Casa e estão aptas a receber seus medicamentos de forma domiciliar. O Melhor em Casa atende pacientes que necessitam de assistência médica e de equipes multiprofissionais de forma domiciliar, com necessidade de cuidados de alta complexidade, porém, que não precisam estar hospitalizados, diminuindo os riscos de infecções e isolamento do ambiente familiar.

Atualmente, 420 usuários com lesão raquimedular aderiram ao serviço, e 1.118 entregas de medicamentos já foram realizadas. A iniciativa evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.

Já os usuários a partir de 80 anos que desejam receber seus medicamentos de uso contínuo de forma domiciliar devem acessar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza, no ícone “Vem Saúde: Tuk-Tuk dos Remédios” e realizar seu cadastro, que será respondido em até 5 dias úteis. Os usuários que necessitarem de apoio durante o cadastro podem buscar os postos de saúde.

Caso o usuário se adeque ao perfil do Tuk-Tuk dos Remédios, o cadastro pode ser realizado pelo aplicativo Mais Saúde. A tecnologia está disponível de forma gratuita para Android e IOS. Além do cadastro para recebimento dos medicamentos de forma domiciliar, o aplicativo permite que o usuário acesse seu histórico de exames laboratoriais, estoque de medicamentos, informação sobre consultas agendadas e cartão online de vacinação, dentre outros.

O cadastro continua podendo ser feito no posto de saúde, o que estamos lançando é uma nova alternativa para o paciente. Pelo Mais Saúde Fortaleza, não é necessário que ele se desloque até a unidade de saúde. Hoje, também estamos lançando essa funcionalidade, que facilita muito a vida de quem precisa e dá agilidade ao processo”, informou Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS:

Estão disponíveis para a população 68 medicamentos de uso contínuo para entrega de forma domiciliar, sendo 37 da Atenção Primária e 31 da Saúde Mental. Além disso, há o kit curativo, com 8 itens e o kit para pacientes com lesão medular, composto por 15 itens.

Não serão entregues antibióticos e medicamentos para quadros agudos, por não serem de uso continuado, e insulinas, para que não sofram alterações durante as rotas.

TRICÍCLOS:

Os veículos contratados pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) são elétricos, portanto, não emitem CO2 e representam economia com combustível. Além disso, permitem acessar vias mais estreitas sem comprometer o volume transportado. Cada triciclo pode carregar até 500 kg no baú.

FONTE: Portal da Prefeitura

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online