O RECADO DE UM BILIONÁRIO PARA OS CHEFES SOBRE OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO TRABALHO.
CEO de empresa de tecnologia afirma que ainda não é possível saber quais serão os impactos da inteligência artificial no trabalho, mas avalia que mudanças já são um fato.
Desde o surgimento e popularização do ChatGPT, trabalhadores vêm se perguntando se a inteligência artificial (IA) irá substituí-los no emprego. Apesar de não ter respostas definitivas, um bilionário do setor de tecnologia afirmou que os chefes não devem enganar seus funcionários: alguma mudança virá.
O CEO da companhia World Wide Technology (WWT), Jim Kavanaugh, afirmou que as pessoas são “inteligentes demais” para aceitar que a IA não vai alterar a forma como realizam suas funções ou que nenhum emprego será eliminado por conta da tecnologia.
“Se você acha que vai contornar isso e que vai dizer aos seus funcionários que nada vai mudar e tudo estará resolvido, isso é uma besteira”, afirmou Kavanaugh à CNBC.
O bilionário afirma que não há um manual sobre como comunicar eventos macroeconômicos disruptivos para as equipes. Porém, ele avalia que o trabalho de um CEO é “ser o mais transparente possível” com os trabalhadores.
“Ficar sentado e dizer: ‘Vou tentar jogar água fria nesse fogo, vou tentar apagá-lo e ignorá-lo’, é um erro.”, opinou Kavanaugh.
O CEO fundou a WWT em 1990, em conjunto com o empreendedor David Steward. Na época, a companhia era uma revendedora de equipamentos tecnológicos.
Atualmente, a empresa fornece soluções de tecnologia empresarial com foco em serviços. A WWT gera receitas de US$ 20 bilhões anualmente, enquanto Kavanaugh possui uma fortuna avaliada em US$ 7 bilhões, segundo a Forbes.
SE NÃO PODE VENCÊ-LOS…
Na visão do bilionário, é um fato que a inteligência artificial irá afetar os empregos. No entanto, ele afirma que ninguém do setor da tecnologia sabe exatamente como serão essas alterações.
“Se alguém chegar em você e falar, ‘Eu sei exatamente como isso vai impactar os empregos e como vai impactar tudo o que estamos fazendo’, eles estão mentindo. Porque ninguém sabe”, afirmou o CEO da WWT.
Embora ainda não seja possível prever os resultados do uso da inteligência artificial no mundo do trabalho, Kavanaugh possui uma visão otimista e acredita que a tecnologia será capaz de melhorar a produtividade.
Para lidar com as mudanças que estão por vir, ele enxerga que há necessidade dos trabalhadores se prepararem. “Se eu pudesse dar algum conselho, seria que todos deveriam estudar IA e tecnologia e não ter medo disso”, afirmou.
“Eu acredito em abraçar [a IA] e aprender e ser realista sobre isso. Porque haverá empregos que deixarão de existir, não há dúvidas sobre isso. Mas, na maior parte, eu realmente acredito que será um intensificador e um acelerador do que todos nós estamos fazendo”, Kavanaugh disse à CNBC.
EMPREGOS VÃO DESAPARECER COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (I.A.)?
Não é apenas o bilionário que vê mudanças no horizonte. Clara Shih, chefe de IA da Salesforce, também afirmou que há empregos que desaparecerão devido ao impacto da tecnologia.
No entanto, ela avalia que o processo de substituição de empregos por outros devido ao avanço tecnológico é uma questão que ocorre há muito tempo.
“Há um subconjunto de empregos que vão desaparecer”, disse Shih. “A internet destruiu muitos empregos. Mas então criou outros totalmente novos que não poderíamos sequer imaginar em 1999.”
Na visão da chefe de IA do Salesforce, a inteligência artificial será uma força positiva no mundo do trabalho, levando a novos empregos. No entanto, ela também considera que as funções dos cargos podem mudar.
“A maioria dos cargos não vai desaparecer, mas todas as funções vão precisar de uma nova descrição”, afirmou Shih
Apesar da avaliação positiva, o uso da inteligência artificial já vem levando a uma redução de funcionários nas empresas.
No último mês, a fintech suíça Klarna reduziu a força de trabalho de 5 mil para 3,8 mil trabalhadores em apenas um mês por causa da IA. A empresa ainda afirmou que pretende diminuir o quadro de funcionários para 2 mil até o fim do ano.
E NÃO É SÓ NO PAÍS EUROPEU QUE A TECNOLOGIA PODE IMPACTAR NA OFERTA DE EMPREGOS. SEGUNDO UM RELATÓRIO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI), APROXIMADAMENTE 40% DOS EMPREGOS NO MUNDO TODO PODEM SER AFETADOS PELA IA NO FUTURO.
FONTE:
PORTAL SEUS DINHEIRO-19/09/2024-12h01min.-atualizado às 11h35min
*Com informações da CNBC
TRIBUNA DO NORDESTE FORTALEZA E WEB RADIO LUZ DO NORDESTE:
ADMINISTRAÇÃO:
Manuel Pereira-Regístro Mte/Ce nº 3543/2016
↓ ↓ ↓ ↓
OFERTAS DOS MAIORES E-COMMERCES E MARKEPLACES MUNDIAIS:
https://www.facebook.com/akyboasoffertas
Converse com Web Rádio Luz do Nordeste no WhatsApp:
https://wa.me/558581231277
-O SENHOR DEUS LHE ABENÇOE!!!